quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Protetor Solar

Saber usar um bom filtro solar é fundamental, principalmente agora no verão em que ficamos mais expostos ao sol, pois o que prejudica a pele é a radiação ultravioleta. São dois os tipos de radiação que devemos nos preocupar: UVB e UVA.


A radiação UVB esta presente no horário de 11h as 14h. Todo filtro solar possui um FPS (Fator de Proteção Solar) que indica o nível de proteção contra a radiação UVB, que varia de FPS 15 a 100.

Os filtros mais novos oferecem também uma proteção contra a radiação UVA, que esta presente o dia todo. Esta proteção é indicada na embalagem do filtro pela sigla PPD.

Como nessa época vamos muito na praia e na piscina, eu recomendo que o filtro solar tenha pelo menos FPS 30, possua PPD e seja resistente a água.

O filtro solar pode ser em gel, para uma pele mais oleosa, ou em creme para uma pele mais seca. É importante saber que quanto mais leve for o filtro, menor é a sua aderência à pele, e consequentemente é necessário reaplicá-lo com maior frequência.

É muito importante também observar a quantidade de filtro solar que se aplica, o certo é 2g/2cm2. A dica é aplicar uma quantidade em que o filtro solar fique em evidência. Isso é especialmente importante para crianças pequenas. Nunca esqueça de passar nas orelhas, dorso do pé e das mãos.

Aplique sempre o filtro 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique de 2/2h ou após um mergulho. Atenção, filtro solar só é permitido para crianças a partir de 6 meses.