domingo, 15 de maio de 2011

Unhas

Alterações nas unhas são muito comuns, as causas são várias. Podem ser causadas por fungo (micoses), traumas (descolamento ou unha encravada), doenças dermatológicas (psoriase e liquen plano), doenças vasculares, endócrinas (diabetes ou alterações da tireóide) e cardio-respiratórias. Cabe ao dermatologista diagnosticar e tratar. 


A unha é feita de queratina e pode ficar frágil, descamar e quebrar. Em muitos casos isso acontece por ressecamento das unhas. Removedores de esmalte com acetona e excesso de água e sabão, resseca as unhas. Traumas como digitar e contato com produtos químicos, podem fragilizá-las. A dica é tirar o esmalte 2 dias antes e nesse momento hidratar a unha com um hidratante que contenha uréia. Em alguns casos eu indico suplemento vitamínico ou esmalte fortalecedor, mas cuidado, alguns endurecedores ressecam a unha e podem dar mancha.










Fiquem atentas!!!!!
Temos que ter cuidados especiais com as unhas compridas, pois aumenta a chance de trauma e com isso favorece o descolamento. Não se deve cortar a unha no "sabugo". A cuticula serve para proteção, o ideal é não tirá-las. Sempre ficar atentas para o material utilizado pelas manicures, se não for tudo descartável e esterelizado, leve o seu próprio. Logo após fazer a unha se tiver ardência, pode ser alergia ao material utilizado.



Unhas postiças, sonho de consumo de muitas pacientes!!!! Eu acho que é uma solução prática e rápida, mas não resolve o problema, só piora. Em alguns casos eu entendo que é a única opção, então o ideal é fazer um exame dermatológico antes. O material utilizado para fixar a unha e o processo de lixamento, podem danificar a unha. Não se deve usar as unhas postiças por muito tempo, pois a unha fica fragilizada.



Curiosidade: Muitos me perguntam sobre os pontos brancos nas unhas. A causa mais comum é o trauma, principalmente quando se retira a cutícula com alicate ou empurra com a espátula, o que acaba traumatizando muito próximo da matriz da unha e quando ela vai crescendo fica o ponto branco.