quinta-feira, 7 de julho de 2011

Hidratação

No inverno nossa pele tende a ficar muito seca, pois é nessa época que tomamos banhos quentes e demorados. Precisamos redobrar a atenção na hidratação corporal, para repor água na pele e evitar o aspecto feio do ressecamento. A pele fica áspera, opaca e enrrugada.



Não adianta colocar água diretamente na pele pois não haverá absorção, a hidratação só ocorre se houver fatores para sua retenção, que evitem a sua evaporação. A composição de um produto hidratante é o segredo do seu sucesso.

- Tipos de hidratante:

  •  Oclusivo: retarda a evaporação e a perda de água, fazendo uma cobertura fina na pele, são gordurosos e mais indicado para ser utilizado na pele umedecida. Tipos comuns de oclusivo encontrados no mercado são o Óleo Mineral, Parafina e Lanolina.
  • Umectante: atrai a água da parte um pouco mais profunda da pele (derme) ou do ambiente (atmosfera), geralmente esta associado a um agente oclusivo. Tipos de umectante Ureia, Lactato de Amônia, Ácido hialurônico, Gelatina.
  • Emolientes: retem água entre às células da pele, preenchendo. São oleosos mas não gordurosos, espalham facilmente na pele.
  • Reparadores Proteicos: tem a função de reparar a pele danificada. Tipo comum de reparador é o  colágeno, presente em alguns hidratantes.
  • Ph baixo: um Ph que fique parecido com o Ph ácido fisiológico da pele também é importante.
No mercado temos vários tipos de hidratantes, geralmente com todos esse fatores associados. Eu gosto do Iso Urea Loção da La Roche Posay, tem cheiro bom, espalha fácil e tem um bom preço. Se vocês tiverem preguiça de passar hidratante, o ideal é um hidratante in-shower (durante o banho), acho mais prático, rápido e fácil de usar, nesse caso eu indico o Hidrashower da Dermage.


Mas o ideal é ir ao dermatologista para que possa ser feita a avaliação do grau de ressecamento da sua pele e uma correta indicação de uma composição de hidratante adequada.