quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Suor Excessivo


Muitas pessoas tem problema de suor excessivo e o nome desse problema é hiperidrose. O corpo humano é dotado de inúmeras glândulas sudoríparas écrinas, que produzem suor. Estas glândulas estão localizadas  por todo corpo, com maior concentração nas regiões da palma das mãos, planta dos pés e testa. Os locais clássicos de hiperidrose são axila, mãos, pés e face.

O suor produzido por essas glândulas serve para reduzir a temperatura do corpo, mas na hiperidrose as pessoas suam em qualquer temperatura ambiente, com agravamento por fator emocional. Mais de 3% da população do mundo sofre com o excesso de suor. As causas podem ser primárias ou secundárias a alguma doença  (Hipertireoidismo, Diabetes Mellitus, Obesidade, Parkinson..) ou medicamentos. Muitos pacientes tem história familiar, sugerindo a participação de fatores genéticos.

A boa notícia é que tem tratamento. Primeiro se inicia com tratamento local, com creme ou desodorantes. Não tendo melhora  a melhor opção é a aplicação local de Botox (Toxina Botulinica), procedimento simples, de duração de 6 a 8 meses, com excelente resultado. Outras opções como procedimentos cirurgicos locais ou a Simpatectomia Torácica Endoscópica são indicados em casos graves que não respondem aos demais tratamentos.

Se você tem esse problema não perca tempo, procure um dermatologista pois o tratamento pode ser bem simples e traz muita satisfação, acabando com esse tipo de constrangimento.