quinta-feira, 15 de março de 2012

Cuidados com os Pés


Nesse verão usamos muita rasteirinha, deixando os pés em evidência, por isso devemos estar atentos com os cuidados com os pés, eles sofrem muito, principalmente se houver sobrecarga de peso. Então vamos as dicas:

Fazer sempre uma hidratação com um creme que contenha Ureia ou Ácido Salicílico. Esses componentes são importantes pois aumentam a penetração do hidratante e devem ser usados todos os dias.

Usar lixa para os pés ou pedra-pomes no máximo 1 vez por semana, pois seu uso excessivo pode levar ao espessamento dos pés e retirar a defesa da pele. Para pés mais finos indico uma esfoliação mais leve, vocês podem usar açúcar, só para remover a pele morta.

Passo a Passo: Uma vez por semana fazer uma esfoliação após imersão em água morna por pelo menos 10 minutos. Logo após o ideal é colocar um bom hidratante e enrolar os pés com filme plástico de PVC ou colocar meia de algodão. Nos outros dias usar um bom hidratante especifico para os pés, sempre após o banho.

MITO: A receita, muitas vezes indicada por profissionais da beleza, de 10 comprimidos de melhoral, 100ml de glicerina e 1 vidro de água oxigenada 20 volumes, só funciona pela glicerina! O melhoral é ácido acetilsalicilico (antiinflamatório, analgésico e antiplaquetar), acredito que foi confundido, pois o  ácido acetilsalicilico é sintetizado a partir do ácido salicilico (Beta Hidroxiácido) que tem ação queratolítica (esfoliante) e antimicrobianas. A água oxigenada 3% já pode funcionar como bactericida, mas é desnecessário utilizá-la nos pés saudáveis, apenas uma limpeza já é suficiente.

Caso não melhore é fundamental procurar um dermatologista pois existem doenças que favorecem e perpetuam esse quadro, como a psoriase e os pacientes diabéticos devem ter cuidados redobrados, principalmente com as rachaduras.