quinta-feira, 5 de abril de 2012

Chocolate x Acne


Uma dúvida frequente no meu consultório é se o chocolate pode piorar as espinhas. Ainda não foi comprovada a influência da dieta com a acne (espinhas). Embora os estudos tenham evidenciado que a dieta com baixo indice glicêmico (açúcares), possa melhorar a acne, não há evidência científica que justifique orientar os pacientes a não comer doces, como chocolates.

No Congresso da Academia Americana de Dermatologia foi questionado a ingestão de derivados do leite de vaca (como chocolate) e o aparecimento da acne, pois foram feitos exames no leite e foi constatado a existência de hormônios que pioram a acne. No entanto, um estudo recente publicado no mês de Janeiro 2012 criticou essa relação, por se tratar apenas de estudos observacionais de curta duração.

Resumindo, não podemos comprovar a relação da dieta com a acne. Chocolate não é a causa das espinhas, mas se você tem predisposição genética e percebe que as suas espinhas pioram com determinados alimento, evite-os. Acho fundamental uma alimentação saudável, por isso na páscoa coma seu chocolate com moderação!!!
FELIZ PÁSCOA!!!